sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Apenas um único SSID para todos os seus AP (Access Point) ou Roteadores Wireless

Olá galerinha do bem.

Vocês já foram em algum lugar que oferecesse o serviço wifi e notaram os vários nomes dos Access Points (APs) ou Roteadores Wireless que esse lugar possuía? Por exemplo, na lanchonete do Fulano, ele disponibiliza o sinal Wifi para seus cliente. Pelo fato da lanchonete ser grande, ele teve que instalar três APs. Nisso, os clientes da lanchonete têm três opções de sinal: lanchonete01, lanchonete02 e lanchonete03. Esses nomes representam os APs e são chamados de SSID. Automaticamente, cada AP tem sua respectiva senha. Pode acontecer da senha ser igual para todos os APs. No entanto, se um cliente sai da área do AP lanchonete01 e passa para área do AP lanchonete02, ele terá que fazer uma nova conexão (isso, se for a primeira vez que o cliente esteja se conectando no Wifi da lanchonete), ou seja, ele terá que escolher o SSID lanchonete02 e digitar a senha.
Para que a lanchonete do Fulano tenha um sistema de Wifi profissional, mesmo utilizado equipamentos (APs e Roteadores Wireless) domésticos basta seguir as seguintes dicas:

Primeiro: Em todos os APs, coloque o mesmo SSID (por exemplo: lanchonete). Fazendo isso, em toda a área da lanchonete haverá apenas um SSID e não mais três como era antes. Então teremos o SSID "lanchonete" distribuído para todos os clientes independente da área onde eles estejam (dentro da lanchonete do Fulano).

Segundo: Coloque a mesma senha e o mesmo tipo de criptografia (WEP, WPA e etc..) para todos os APs. Caso algum cliente tenha que se locomover pela lanchonete e saia da área de um AP e vara para a área de outro AP, a conexão será automática.

E por último, não esqueça de configurar o mesmo canal para todos os APs. O canais de trabalho dos APs e Roteadores Wireless são importantes, pois é através do número do canal que você consegue evitar interferência com outros aparelhos. Em muitos casos o AP do vizinho pode causar interferência no AP da lanchonete do Fulano. Os tipos mais comuns do resultado de uma interferência é o sinal franco, mesmo você estando debaixo do AP. Outras vez pode acontecer lentidão na navegação sem ninguém estar usando além de você. Basta escolher um outro canal e o problema provavelmente estará resolvido.

Resumidamente, deve se fazer a mesma configuração em todos os APs.
Ah, e antes que alguém pergunte, os endereços de configuração dos APs devem ser diferentes para não dar conflito entre eles. Normalmente o endereço padrão é: 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 ou 192.168.0.254 ou 192.168.1.254.
Então se você tem três APs, você pode utilizar a seguinte sequência: AP 01 = 192.168.0.1, AP 02 = 192.168.0.2 e AP 03 = 192.168.0.3

Eu, particularmente, não utilizo o DHCP dos APs. Então você pode utilizar o DHCP da sua rede.
Para isso, basta você não utilizar a porta WAN do Roteador Wireless e desabilitar o DHCP do AP e do Roteador. Mas tudo depende do cenário.

Espero ter ajudado com essas dicas.
Qualquer dúvida, é só postar nos comentários.

Forte abraço e até a próxima.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Regedit - Backup e Restauração

Olá galerinha do bem!!!

Hoje eu vou postar aqui como se faz o backup do Regedit.
O Regedit é uma parte muito importante do Windows. Uma simples alteração na chave de registro errada e o Windows pode parar de funcionar.
No Regedit você encontrará informações sobre programas instalados, drivers, usuários, estrutura de pastas (ou diretórios) e etc. Por isso, muito cuidado ao entrar no Regedit.
Bom, mas provavelmente você pode estar se perguntando:

Se o Regedit for danificado (alterado de forma incorreta) e o Windows parar de funcionar, do que adianta ter o backup?

A resposta é simples.
Algumas linhas acima, eu falei que o Windows pode parar de funcionar. Em alguns casos, dependendo das alterações que foram feitas no Regedit, alguns programas podem parar de funcionar ou podem mostrar um mau funcionamento, enquanto que o sistema operacional continua funcionando. É justamente aí que o backup do Regedit pode salvar a sua vida (ou o seu sistema).


Vamos lá.
OBS: Os procedimentos que realizei aqui, foram testados com o Windows 10 (mas deve funcionar em versões anteriores, pelo menos até a versão 7), com uma conta de administrador.

Primeiramente vamos digitar regedit na barra de pesquisa do Windows, conforme a imagem abaixo.


Clique no item conforme a imagem.

Uma outra maneira de chegar ao mesmo resultado é usando as teclas de atalhos. Use a tecla com o símbolo do Windows + R. Irá abrir a caixa Executar, conforme a imagem abaixo. Nela você pode digitar regedit e clicar em OK.






Pronto.
Feito isso, você estará com o Regedit aberto. Ele é muito parecido com o Windows Explorer.
Clique no menu Arquivo > Exportar, conforme a imagem abaixo.


A seguite caixa lhe será apresentada:





- Digite o nome para o seu arquivo de backup.
No nosso exemplo, eu digitei backupReg. Mas você pode colocar o nome que quiser, desde que te faça lembrar que aquele arquivo é um backup do Regedit.

- É o local onde esse arquivo será salvo. Recomendo que fique em um lugar de fácil acesso. Nesse exemplo eu criei uma pasta chamada Backup dentro de Documentos.

- É o tipo de arquivo. Esse item você não precisa alterar.

Clique em SALVAR e pronto. Você já tem o backup do Regedit (o coração do seu sistema operacional).

OK OK OK

E se eu precisar restaurar o backup? Como faço?

É quase a mesma coisa. Abra o Regedit como foi mostrado antes. Iremos no menu Arquivo e iremos escolher a opção Importar, conforme a imagem abaixo.


Abrirá a seguinte caixa:





- Vá até a pasta onde está o arquivo de backup.

- Achando a pasta onde está guardado o backup, você visualizará o arquivo.
Basta dar dois cliques e será iniciado o processo de restauração do backup conforme a imagem a seguir.





Bom, espero que você não precise usar essa dica. Mas se precisar, está aí.

OBS: Uma coisa óbvia, mas vale a pena ressaltar. Procure fazer o bakcup do Regedit quando o seu sistema estiver OK. Muitos deixam para fazer o backup quando já está quase tudo perdido.
Além de manter o backup no PC, faça uma cópia desse backup em uma Pendrive ou HD Externo.


Bom.
Espero ter ajudado.
Um forte abraço e até a próxima.