quarta-feira, 14 de maio de 2014

Vírus de Pendrive (transforma pastas em atalhos)

Muitas pessoas têm me pedido ajuda para eliminar um vírus no pendrive que transforma as pastas em atalhos. Algumas pessoas chegam ao ponto de achar que perderam tudo o que estava no pendrive, formatando precipitadamente o mesmo.
Vale à pena esclarecer que esse tipo de vírus não apaga nenhum arquivo do seu pendrive. Esse vírus é apenas um arquivo de script (por isso que o antivírus normalmente não consegue detectar) que oculta as pastas originais e cria atalhos que na verdade apontam para ele mesmo.
 
Neste post, vou mostrar como podemos resolver esse probleminha.

1 - O primeiro passo a seguir é finalizar um processo chamado wscript.exe. Para isso, basta abrir o Gerenciador de Tarefas apertando as teclas Ctrl + Alt + Del.
Na tela do Gerenciador de Tarefas, vá na guia Processos. Clique no processo wscript.exe e em seguida no botão Finalizar Processo.

2 - Abra o prompt de comando clicando no botão Iniciar e digite cmd.
Na tela do prompt, você irá mudar para unidade do seu pendrive, ou seja, digite a letra que representa o seu pendrive seguida de ":" (dois pontos) e aperte ENTER. No meu caso seria F:.

Feito isso vamos partir para as linhas de comandos que resolverão o nosso problema.

del autorun.inf - Este comando irá deletar o arquivo autorun.inf. Este arquivo normalmente é o primeiro arquivo a ser lido em uma mídia (cd, dvd, pendrive e etc). Tal arquivo possui instruções para a execução de alguma tarefa, que nesse caso, irá executar o vírus. Porém, vale lembrar que existem arquivos autorun que não são nocivos ao computador. Tudo vai depender do contexto.

del /s /f *.lnk - Este comando irá deletar todos os atalhos presentes no seu pendrive.

attrib -R -S -H /S /D *.* - Este comando irá "trazer de volta" as pastas que estavam ocultas. Incluindo as pastas com vírus, que eram para onde os falsos atalhos apontavam. Por isso, apague essa pasta.
E não me pergunte o nome dessa pasta, pois o nome muda a cada situação. No meu caso, o nome da minha pasta com vírus era "1a1a". Mas é fácil identificá-la. Você a reconhecerá pelo fato da pasta conter um nome "estranho".

Bom, espero ter ajudado.

Até a próxima pessoal.